Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Isoetes organensis F.A.C.Weber DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-07-2012

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Não há informações suficientes para a avaliação de risco da espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Isoetes organensis U.Weber;

Família: Isoetaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre no Rio de Janeiro (Prado et al., 2012)

Ecologia

Não há conhecimento sobre ae ecologia da espécie (CNCFlora, 2012).

Ameaças

6.3 Water pollution
Detalhes As atividades antrópicas ameaçam a conservação das nascentes do Parque Nacional do Itatiaia, local onde a espécie apresenta a maioria dos registros. O rio Campo Belo, por exemplo, que inicia no planalto, torna-se cada vez mais contaminado a medida que se aproxima da cidade de Itatiaia, devido principalmente a lançamento de resíduos e vazamento de fossas. Segundo o estudos realizado, as águas do rio Campo Belo encontram-se impróprias, inclusive para recreação, em função de contaminações (FBDS, 2000).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: ​Segundo Aximoff (2011) a espécie ocorre no Parque Nacional do Itatiaia e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, RJ

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Em Perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (Biodiversitas, 2005).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), Anexo 2.

Referências

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- AXIMOFF, I. O que perdemos com a passagem do fogo pelos campos de altitude do estado do Rio de Janeiro?. Biodiversidade Brasileira, v. 2, p. 180-200, 2011.

- FBDS - FUNDAçãO BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTáVEL. O Parque Nacional do Itatiaia, Cadernos para o Desenvolvimento Sustentável, Rio de Janeiro, RJ, p.173, 2000.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E. Isoetaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- PRADO, J.; SYLVESTRE, L.; PEREIRA, J. B. Isoetaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB091271>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Isoetes organensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Isoetes organensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/07/2012 - 16:18:10